sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

É melhor sairmos antes que o Sol engula a Terra.


Bom, como diz o título, é melhor sairmos logo.
Mas para onde?  Eis a questão!
Foi feito um novo cálculo, uns anos atrás, e este cálculo mostrou que o Sol exercerá uma grande capacidade de atração sobre a Terra, "puxando-a para si", já que o Sol é um tanto maior que ela.
Esta capacidade ocorre aos poucos, estão a Terra aos poucos aquecendo e perdendo sua capacidade atmosférica (o aquecimento global atual não tem nada a ver com isso, okay?).
Estima-se que em 1 bilhão de anos a Terra já não tenha nem resquícios da atmosfera que hoje ela tem.
Ainda que 7,6 bilhões de anos (o tempo completo para que a Terra seja engolida pelo Sol) seja muito tempo, ainda sim devemos cuidar do meio ambiente e da nossa atmosfera. Porque daqui uns bilhões de anos, pode ser que nem uma molécula de nosso DNA esteja aqui, mas haverá seres mais desenvolvidos que nós que vão ser nossos descendentes. E nossos netos sofrerão se não cuidarmos da Terra do 'hoje' e do 'amanhã'. Pois está na nossas mãos, como todo mundo diz e é difícil alguém fazer algo a respeito. Há volta, mas está bem inacessível no momento. Há reversão mas esta está um pouquinho longe...
Já pensei na solução de não ter filhos para que eles não sofram com o aquecimento global, mas o resto da população mundial é otimista. E como.
Pior ainda é ser como eu e ter dó desses bebês que nascerão, por isso, mesmo que seja o filho de quem eu nunca saberei da existência, eu ainda ajudarei para que eles não sofram. A minha parte eu faço.
Mas ainda tenho uma dúvida: adianta?

(simulador de rotação e translação da Terra em torno do Sol e translação da Lua em torno da Terra)

fonte:  Sussa Blog


bon week-end.

Um comentário:

  1. Quando o Sol virar uma gigante vermelha, nós não vamos mais estar aqui há muito tempo, mas isso não significa que a nossa marca não esteja, certo?
    Concordo com tudo. Em gênero, número e grau. Nós já modificamos a natureza só por estarmos vivos, imagina se tivermos essa intenção?
    Ótimo texto, Luana.
    - beijomeliga ;]

    ResponderExcluir